Vistoria Cautelar é Igual a Vistoria Prévia?

Vistoria Cautelar é Igual a Vistoria Prévia?

Ao comprar um carro seminovo ou usado e se deparar com as vistorias, muitas pessoas não compreendem a funcionalidade delas. Nesse cenário, um equívoco bastante comum é confundir vistoria cautelar com vistoria prévia. Ambas são importantes, porém distintas em certos aspectos que serão abordados a seguir.

A vistoria prévia analisa o carro através de uma inspeção para formalizar o seguro, verificando as características e o estado de conservação do veículo em busca de problemas que inviabilizem a contratação do seguro, como as fraudes ocorridas para receber indenização. Ela também pode ser solicitada pela seguradora em caso de renovação ou atraso.

Por outro lado, a vistoria cautelar é realizada para garantir que, na troca de carro, o comprador não seja enganado. Veículos usados podem ser adulterados em sua venda, causando um enorme perigo para o próximo proprietário. Dessa forma, saber o histórico do automóvel e ter todas as suas documentações em dia é essencial, o que é responsabilidade da vistoria cautelar. Ou melhor, trabalho realizado pela vistoria mas de responsabilidade sua. Você não pode deixar de contratar esse serviço porque a irregularidade no carro gera a falta segurança no trânsito, colocando a sua vida em jogo. Exigir um laudo cautelar no momento da troca de veículo e analisar todos os seus aspectos deve ser a sua prioridade. Afinal, vale a pena investir nos pequenos cuidados para evitar os grandes estragos. Faça já a sua vistoria!