SUZANO - Fone: (11) 4751-9657 | MOGI DAS CRUZES - Fone: (11) 3996-7297 | GUARULHOS - Fone: (11) 2304-7702

SAIBA MAIS SOBRE O LICENCIAMENTO ANUAL

 

O ano está começando e os motoristas precisam ficar atentos com o licenciamento anual, que consiste na renovação do documento de porte obrigatório para trafegar, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Na prática, a vistoria veicular deveria ser exigida nessa ocasião, mas isso não ocorre.

 

Quando o licenciamento é feito, há uma inspeção para verificar as condições do veículo e autorizá-lo a circular pelas ruas. No entanto, essa verificação não é rigorosa e o ideal seria a exigência da vistoria veicular. A Resolução Nº 84/1998 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentava isso, porém atualmente está revogada e não torna obrigatória a vistoria nesse caso. Ainda assim, alguns estados possuem regras próprias sobre o assunto, como o Rio de Janeiro, onde os automóveis com mais de cinco anos de fabricação requerem essa inspeção veicular para passar pelo procedimento anual.

 

O que aconteceu foi que, em 06 de abril de 2018, o Contran publicou o adiamento da norma de exigência da chamada Inspeção Técnica Veicular no licenciamento, que entraria em vigor até o final de 2019. Eles alegaram que o prazo maior era para a organização do calendário dos Detrans. “O processo precisa passar por um debate mais aprofundado, para que possamos aplicá-lo da melhor maneira possível, com o mínimo de transtorno à população”, afirmou Maurício Alves, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

Apesar de todas as mudanças e normas, a vistoria veicular não deixa de ser essencial para as condições do automóvel permanecerem em conformidade com as leis de trânsito brasileiras. A verdade é que, mesmo sem a obrigatoriedade, é muito importante que você procure realizar essa inspeção e garantir a segurança. Fuja dos problemas que aparecem no veículo e agende já a sua vistoria!
2019-01-11T10:10:48+00:00

Deixe um comentário