SUZANO - Fone: (11) 4751-9657 | MOGI DAS CRUZES - Fone: (11) 3996-7297 | GUARULHOS - Fone: (11) 2304-7702

O QUE DIZ A LEI SOBRE “TUNAR” SEU VEÍCULO?

 

Ter um automóvel turbinado é o sonho de muitos amantes de carros que querem potencializar a velocidade e o desempenho do seu veículo. Entretanto, para realizar essas mudanças é necessário cumprir regras que estão contidas na legislação, evitando colocar a segurança em risco em meio às modificações.

 

Você já ouviu falar em tuning ou car tuning? Consiste em um estilo de customização que ficou bastante conhecido nos anos 2000 por causa do filme “Velozes e Furiosos”. Ele altera as características de um automóvel para torná-lo único e diferente, sendo possível aplicar em rodas, pneus, motor, áudio, suspensão, entre outros componentes. Essas alterações extremas têm objetivos estéticos e mecânicos, tornando o veículo mais potente sem desprezar a segurança e o comportamento dele.

 

Essa “nova cara” para o veículo precisa estar em conformidade com a legislação de trânsito brasileira. Dessa forma, algumas especificidades merecem a sua atenção antes que você comece a modificar o seu carro. O desempenho do motor, por exemplo, é uma das alterações mais comuns entre os donos de carros. A lei diz que se pode aumentar em até 10% a potência do motor, até porque o veículo precisa ser capaz de suportar o desempenho do equipamento. Quanto à suspensão, não é autorizado utilizar as que possuem regulagem de altura e nem cortar as suspensões já existentes. Já com relação à pintura do veículo, muito é permitido. Porém, se mais da metade do carro for pintado, será necessária uma mudança em sua documentação.

 

Por fim, outra modificação muito ocorrente é a de equipamentos de som. Desde que não comprometa a parte elétrica, tunar o veículo dessa forma é permitido. O importante é estar dentro do limite de altura do som do carro estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 80 decibéis, medidos a 7 metros do carro.

 

Portanto, amantes do automobilismo, estejam atentos aos detalhes que a lei possui e tenham seus supercarros sem escantear a segurança e as boas condições dele, evitando multas e perigos. Lembre-se que cada veículo exige um tipo de customização e você precisa saber se as alterações não estão infringindo a lei. Faça uma vistoria e não corra o risco de circular pelas ruas de forma irregular!
2019-01-23T23:13:49+00:00

Deixe um comentário