Diferença Entre Vistoria e Inspeção Veicular

Diferença Entre Vistoria e Inspeção Veicular

Normalmente, muitas pessoas utilizam os termos vistoria e inspeção como sinônimos, mas a verdade é que eles não possuem o mesmo significado e tampouco designam o mesmo serviço. Para compreender melhor, resolvemos separar as definições e explicar a seguir cada um. Confira!

Inspeção veicular é um processo realizado com o objetivo de atestar as condições do veículo quanto à sua estrutura, seu sistema e seus equipamentos, avaliando conforme o que é permitido na lei. Essa inspeção é mecanizada, sendo realizada através de sistemas computadorizados acompanhados por engenheiros e pessoas da área habilitadas pelo CREA. Visa a segurança observando, majoritariamente, itens técnicos e mecânicos.

Em contrapartida, a vistoria veicular realiza um exame visual, sem a utilização de equipamentos, das conformidades do veículo e verifica os documentos, a procedência, o número de chassi, o motor, dentre outros itens que são citados em nossas postagens específicas sobre a vistoria do Detran. Há um checkup geral do automóvel para ver se ele pode circular pelas ruas ou se existe algum risco de segurança. Inclusive, ela é obrigatória em transferências de veículos.

Portanto, cuidado na hora de levar o seu carro à análise para não se confundir com os serviços. Ambos são importantes, mas possuem grandes diferenças que precisam ser levadas em conta. Lembre-se que é de suma importância manter o carro dentro dos conformes e estar atento às suas documentações. Previna-se de maiores problemas e riscos agendando já a sua vistoria!